Os caça-cliques
“Nem vais acreditar no que vais ver quando abrires a ligação!!!!”
Se esta frase não te é estranha e se já a leste enquanto navegavas na Internet, deves ter ficado mesmo curioso para saber o que aconteceu afinal de tão incrível e não resististe a clicar para saber mais. Ser curioso é bom, mas é preciso algum cuidado para não te deixares enganar por um caça-cliques.
Mas afinal o que é um ‘caça-cliques’ e porque pode ser perigoso para ti?
Um caça-cliques – se calhar até já ouviste falar disto com um nome em inglês, clickbait – pode ser uma ligação na Internet que te promete prémios espetaculares sem teres que fazer muito esforço, com uma imagem que te deixa confuso ou tão maluca que parece do outro mundo. Ou algo ainda que começa com uma frase como a que leste no título e que te deixa mesmo em pulgas para ver o que há lá dentro.
Como o nome diz, os caça-cliques só estão interessados em apanhar a tua atenção na Internet e fazer-te carregar ali. E até podem ser perigosos.
Podem ter mentiras, exageros ou serem notícias falsas, feitas para prejudicar alguém e fazer-te sentir zangado sem razão para isso. E se for um isco para que gastes dinheiro em coisas de que não precisas, como comprar uma nave espacial para ir à lua?
Muitas vezes, também é alguém a fazer publicidade e que recebe dinheiro por cada pessoa que clica ali. Pode até ser uma armadilha para infetar o teu computador com vírus - fica doente, deixa de funcionar ou pode ser para espiar a informação que lá tens.
Não penses que só as crianças são apanhadas na armadilha dos caça-cliques; grande parte das vezes, os adultos também não conseguem resistir-lhes.
Por isso deixamos-te aqui uns truques que até podes ensinar aos teus pais e que te ajudam a descobri-los antes que eles te cacem a ti:
O título da notícia ou ligação não te dá grandes pistas sobre o que lá vais encontrar, só te promete que vais mesmo ficar espantado quando leres o que aconteceu ao teu artista ou jogador preferido, por exemplo, e começa com qualquer coisas como “Nem vais acreditar quando vires isto…”
A fotografia que a ilustra é tão maluca que até duvidas do que estás a ver. Ou então tem gente com pouca roupa… e já nem sequer estamos no Verão, que estranho! Também pode ser um Giff (uma imagem com movimento) um bocado esquisito e que te deixa curioso para perceber o que se passa ali.
Ou um concurso ou passatempo com um título como “Partilha já esta ligação!” ou “Ganhaste!”
E por falar nisso: muitos pontos de exclamação também costumam ser sinal de que encontraste um caça-cliques dos grandes.
O que fazer então quando encontras um?
Antes que o teu dedo a clicar seja mais rápido do que o teu cérebro, pára uns 10 segundos para pensar: será um caça-cliques?!
Clicaste? Ah, tragédia! Tarde demais… já foste apanhado na rede do caça-cliques. Tudo bem, não é nenhum drama. Mas pode servir-te para pensar um pouco:
Foi só uma grande perda tempo porque afinal nem leste nada de espetacular?
Sentes-te confuso? Tens vontade de fazer o que te pedem ou mandam?
E sobretudo: o que poderias ter feito de mais divertido em vez de estares a ver isso?