“Memes”: imagens divertidas para reagires na Internet
Já ouviste dizer que uma boa imagem vale mais do que mil palavras? Seja para reagires a um comentário divertido de um amigo, à vitória do teu clube de futebol ou a uma novidade maluca, vais encontrar na Internet umas imagens divertidas chamadas “memes”.
Sabias que “Meme” vem da palavra inglesa “mimic”, que significa algo como imitar, reproduzir.
Vais encontrá-los sobretudo nas redes sociais e nas aplicações para conversares com os teus amigos.
A missão dos memes é terem muita graça e espalharem-se na Internet para serem usados por muitas pessoas.
Parte da piada está precisamente no facto de muita gente os reconhecer e às frases que neles são ditas ou escritas (os bordões ou chavões). Muitas são tiradas de séries de comédia, filmes ou até de momentos em que tanto um completo desconhecido como a tua celebridade preferidas tiveram mesmo piada (e às vezes sem darem por isso. Ups!)
Há vários tipos de memes:
. Uma ilustração ou fotografia normal que vem acompanhada de uma frase engraçada;
. Ou o GIF, que é uma sequência muito curta de imagens com movimento ou de um vídeo, normalmente sem som. Pode vir apenas em forma de imagem, mas muitas vêm também acompanhada de uma frase ou palavra divertidas;
. Também pode ser um vídeo muito curtinho e com som. Até com pessoas apanhadas em reportagens dos telejornais se fazem este tipo de memes.
Nem sempre as piadas que vês nos teus memes preferidos estavam nas imagens que lhes deram origem. Quem os cria tem jeito para a comédia e inventa umas frases ou até manipula imagens – como no caso dos memes em que vês a ilustração de um óculos de sol a caírem na cara de alguém, como quem diz “sou o maior!” Outra vezes, como no caso dos vídeos meme, a história por trás deles não tem nada a ver com o sentido que depois lhes damos na Internet.