Como podes saber se uma imagem é falsa?
Aquilo é mesmo um tubarão a nadar por baixo do surfista? Até pode ser, mas calma, nem todas as fotos que vês na Internet são verdadeiras. Tal como existem notícias falsas (as famosas fake news), também há muitas imagens que são falseadas, exageradas e manipuladas por computador.
Algumas vezes isso acontece por piada, em sites de humor, ou então para ganharem o teu click ou a tua partilha (mesmo que saibam que aquilo é uma montagem). Outras, porque as pessoas querem parecer mais giras e então alteram alguns dos seus traços físicos através de um programa de edição de imagem. E também há quem use imagens falsas para nos fazer sentir confusos, assustados ou revoltados e assim passar a sua mensagem.
Será que uma pessoa tem cabeça de emoji? hmm, não é verdade.
Mas há técnicas para detetar estas mentiras gráficas. Damos-te alguns truques:
1. Há uma técnica chamada Reverse Image, ou imagem reversa. Podes usá-la para confirmar as fotos que encontras nas tuas andanças pela Internet. Com o botão direito do rato, clicka por cima da imagem. Vai abrir-se uma janela com opções: seleciona a que diz “copiar o URL desta imagem”. Depois abre o Google Images e cola o endereço (ou URL) da foto na barra de pesquisa. Ao lado tens um ícone com uma máquina fotográfica: clica aí e começa a tua pesquisa por imagem.
Depois, devem aparecer-te resultados de todas as vezes que essa foto foi publicada. Compara as imagens e tenta encontrar as diferenças. Se aparecer várias vezes repetida em diferentes sites tem boas probabilidades de ser real, mas também podem ter sido enganados e estão a partilhar a mesma fake.
Ajuda fazeres a ti próprio algumas perguntas. Pensa para ti:
Conheces o site onde a fotografia aparece e tens confiança na informação que ele te dá? O que vês na imagem não parece ser mais um daqueles exageros dos filmes de ação ou ficção científica?
2. Repara nos detalhes:
- As sombras das pessoas, dos prédios, das árvores ou de outros elementos do cenário são sempre um bom indicador - se achas que falta ali qualquer coisa, geralmente é porque pode ser uma falsificação.
- Os contornos das pessoas ou dos objetos podem aparecer mais desfocados. Isso acontece quando a imagem original foi manipulada por um programa de edição de imagem, para as pessoas parecerem mais magras ou mais fortes, por exemplo.
- Toma atenção às proporções: se pessoas ou objetos te parecerem pequenos ou grandes demais uns em relação aos outros.
- Procura por padrões repetidos: é fácil pegar numa foto com um grupo de 20 pessoas e transformá-la numa multidão, por exemplo. Ou duplicar edifícios e elementos para parecerem mais.
- Pensa se as cores de elementos da paisagem te parecem reais. Já viste erva lilás em algum lugar antes? e bananas azuis? hmmm, ...
Não ajudes a espalhar a peta (as mentiras). Pode até ser uma imagem espetacular, mas se a partilhares com os teus amigos só estás a ajudar a fake a continuar a propagar mentiras.