12/1/2020

O que é uma notícia?

Cristina Tavares Correia

Estão na Internet e na televisão, podes ouvi-las na rádio e lê-las num jornal ou revista. As notícias estão em todo o lado, milhares todos os dias chegam de toda a parte do mundo em segundos ou minutos!

Há vários tipos de estilos jornalísticos, várias formas de contar a mesma história, mas a notícia é o tipo de história que vais encontrar mais nos diferentes meios de comunicação. Mas afinal o que é e como podemos distingui-la?

  • A notícia vai direta ao assunto. Ali só se escreve o que realmente aconteceu, os factos. Quem a escreve não te vai dar a sua opinião sobre o aconteceu – chama-se a isso objetividade. 
Por isso, normalmente vais encontrar mais verbos (que nos dão a ação) e substantivos, e menos adjetivos – só aqueles que sejam mesmo necessários para descrever pessoas ou situações. 
Apanhado na Fake - notícia

A notícia é sempre sobre alguma coisa que acabou de acontecer ou de ser descoberta, ou seja, tem de ser atual.

Na maioria das notícias ficas logo a saber o mais importante nas primeiras linhas: Quem? O quê? Onde? Quando? Porquê ou como?

Por exemplo: “A nossa escola (quem?) ganhou o Torneio Interescolas de Futebol (O quê?), ao vencer por 3 a 1 a Escola da Mata (como?) na final que aconteceu no Pavilhão dos Desportos da cidade (Onde?), ontem (quando?).”

Chama-se a isto o esquema da “pirâmide invertida” porque a base, ou seja, mais importante, está cá em cima, no início. Os pormenores que não têm tanta importância ficam guardados para o final.


A história deve ser contada da forma mais simples e clara possível para que toda a gente possa perceber sem se aborrecer. Uma ideia por parágrafo, com frases curtas, resulta quase sempre muito bem.

A forma de contar as notícias também é diferente na Imprensa (jornais, revistas), na Internet, na televisão ou na rádio. Se os jornalistas não gostam de repetir palavras e ideias quando escrevem em papel, para ser mais fácil, agradável e curto de ler, na televisão e na rádio às vezes é preciso fazê-lo para que as pessoas fixem o que é importante. Já na internet, podem ter hiperligações ou links no texto que levam a outras notícias relacionadas com ela, para sabermos mais sobre aquele assunto.

mais recursos

SEMPRE LIGADO

Se tem questões, gostava de colaborar, partilhar experiências ou dizer um Olá, contacte-nos. Obrigado e até já!

COM O APOIO

Google Digital News Initiative logo
OK. Entendi
Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saber mais aqui.