Alerta detetive: 6 pistas para descobrires notícias falsas
Há quem esteja na Internet só para espalhar mentiras, passar ideias perigosas e até pôr umas pessoas contra as outras. E até ganham dinheiro a enganar os outros. São as chamadas notícias falsas (ou fake news, o nome em inglês que podes já ter ouvido), que se espalham muito depressa nas redes sociais.
Aqui ficam 6 boas dicas para desmascará-las:
01. Procura por erros ortográficos ou de gramática, frases que não te soam bem, títulos em capitulares (tudo em letras maiúsculas).
02. Será que outros sites ou jornais estão a dar a mesma notícia? Escreve o título da notícia que viste num motor de busca como o Google. Se não encontrares mais ninguém a falar do mesmo, se calhar é porque a história não está bem contada.
03. Os autores do texto apresentam provas do que estão a dizer? Têm fontes boas? Ou seja, uma testemunha que viu tudo, um estudo científico ou um especialista no assunto que explica o que aconteceu, por exemplo.
04. No site em que leste a notícia procura por algo que diz “Sobre nós” ou “Quem Somos”. Os meios de comunicação sérios normalmente explicam quem são, a que empresas pertencem, o que fazem e até dão a morada e número de telefone dos seus escritórios, ou o email de um responsável. Se nada disso lá estiver, se calhar é porque os autores do texto podem ter algo a esconder.
05. A imagem que ilustra a notícia parece-te esquisita? Achas que tem a ver com ela? Às vezes estes sites de notícias falsas usam imagens fortes, que só estão lá para chamar a tua atenção, mas ou são falsificadas também, ou nada têm a ver com aquilo que leste.
06. O texto parece ser uma piada? se sim, verifica mais fontes. Pode não ser verdadeiro.
Sentes-te zangado, desconfiado ou com medo daquilo que leste? São mesmo esses os sentimentos que os trapaceiros que escrevem as “fakes” querem causar em ti. Fala com os teus pais, professores ou outro adulto em quem confies, diz-lhe o que viste e pede-lhe que te ajude no teu trabalho de detetive.